quinta-feira, 17 de março de 2011

Moda e Estilo: Indie


Em um papo muito agradável com um amigo por esses dias, falamos muito sobre assuntos referentes a sociedade contemporânea: culturas, estereótipos, comportamento, tribos, enfim... Aí ele mencionou um comportamento muito atual, caracterizado como Indie, confesso que já tinha até ouvido falar, mas nunca busquei entender o que realmente se tratava. Então, ele me explicou mais ou menos sobre o tal estilo, pois nosso tempo era curto para um assunto tão cheio de informações.

Depois, ao chegar em casa, com o gostinho de querer saber mais, cai na rede para pesquisar!Muito encantada com que descobri, compartilharei com vocês!

O termo indie se origina da palavra independente, nos anos 50 eram rotuladas assim, as bandas que possuíam selos musicais livres. Atualmente o comportamento Indie vem para contestar o estereótipo almejado pela sociedade, a busca incontrolável pela fama dinheiro e sucesso. Do outro lado, os Indie's, não desejam a exposição, muito menos popularidade, o que prevalece é a qualidade no que fazem ou expressam. Temos como exemplo as bandas caracterizadas indies, odeiam a popularidade, e de jeito nenhum querem depender de gravadoras para dar pitacos em seus trabalhos. Preferem divulgação restrita, geralmente para um público em específico. Seus trabalhos são elaborados de forma independente e muitas vezes caseira, mas que presam por uma boa musica, com letras elaboradas e referências diversificadas, e em alguns casos com várias experimentações de áudio e visual. O resultado?


Um som bem original e interessante para se ouvir, o que desperta nos adeptos, a busca constante por bandas de países que jamais se ouviram falar. Quanto mais inusitado e desconhecido melhor.





O Myspace, nestes assuntos, se torna a fonte da agua que os índies adoram beber, e desencadeia uma série de influencias no comportamento, integrando a banda e adeptos, onde compartilham experiências e fidelizam os seguidores do estilo.


A principal fonte de inspiração dos indies na hora de se vestir é o estilo vintage, um shape mais slin principalmente para os meninos, transmitem a estética "mirradinha" que o comportamento pede, ( lembrando que o indie vem para contradizer, os principios da sociedade atual, neste caso contrapor os 'bombadões' impostos por mídia a fora.)


Ultimamente diversas grifes tem se inspirado neste comportamento na hora de desenvolver suas coleções, como é o caso de Dolce & Gabbana e da Dsquared.

É isso aí galera, espero ter conseguido transmitir um pouquinho das referências do indie pra vocês.

Bjus!

Fran Cavalcanti

Nenhum comentário: