domingo, 24 de julho de 2011

Exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga




Há um mês atrás, estive em São Paulo visitando uma série de mostras e exposições. E dentre elas, umas das quais mais me atraiu,  foi a Exposição Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga.
A Expo, aconteceu no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Pq. do Ibirapuera, de 1 de abril a 26 de junho de 2011, e levou  todos os visitantes que ali estiveram, a conhecer e se sensibilizar com a história do Rio São Francisco e todas as outras estórias que ali cruzaram.

Como ja diz Ronaldo Fragra:
“Eu já tinha a certeza de que o São Francisco é mais que um rio. Em 2008, satisfazendo antigo desejo, escolhi o “Velho Chico” como objeto de pesquisa para a coleção de verão 2009. Seria a desculpa para ir de encontro a um universo que eu já conhecia, das histórias e da literatura. PIRAPORA, CARRANCAS, GAIOLAS a VAPOR, BOM JESUS DA LAPA, PIRANHAS E LAJEDO, PETROLINA E JUAZEIRO... palavras que no meu imaginário chegavam como um afago, agora se tornavam mundo real. Por três meses viajei e me embebi das águas e da cultura do rio...”. (Ronaldo Fraga)

O estilista nascido e criado as margens do “Velho Chico”, como ele mesmo apelida, demonstra através de sua sensibilidade e imaginação toda a magia que circundou o rio por vários anos, histórias de famílias, contos, lendas, acontecimentos, que enriqueceram sua infância e lhe formou pessoa.
Ronaldo transforma a exposição inspirada na coleção desenvolvida em 2008 para o SPFW, em um dialogo entre moda e a cultura do rio, e leva os visitantes a participarem por meio de formas gráficas, texturas, cores e objetos associados ao rio e toda a cultura popular gerada em suas margens.

“Caminharemos por um convés imaginário, como o do vapor Benjamim Guimarães, observando o universo gráfico dos mercados populares, das carrancas e da arte popular; as histórias de amor de idas e vindas dos caixeiros viajantes; as cidades submersas pelo progresso desenvolvimentista... Tudo numa vasta ciranda amorosa em torno do “Velho Chico". (Ronaldo Fraga, outubro de 2010).

A exposição é composta por 13 ambientes e conta com duas participações especiais, a vós de Maria Bethânia que declama o poema “Águas Mágoas do Rio São Francisco” - escrito por Carlos Drummond de Andrade –, ecoadas pelos 16 vestidos que compõe o Ambiente a “Voz do Rio.”
E de Wagner Moura, com produção de um documentário, onde narra a história de Rodelas (BA), cidade onde foi criado e que foi inundada para a construção da hidrelétrica de Itaparica.

Infelizmente a exposição em São Paulo chegou ao fim, mas ela está rodando o país inteiro, quem sabe a próxima parada não é pertinho de você?




FOTOS
Cruzes confeccionadas pela população ribeirinha como manifestação religiosa.
 
 
Vestidos da Coleção Primavera-Verão 2009 com a temática do Rio São Francisco.





Vestido declamando poesia na vóz de Maria Bethânia.


Eu, Karen Si, e Vivi - Thurma da faculdade.





7 comentários:

Acho chique! disse...

Ah, que vontade de visitar também! Esse vestido que fala deve ser ótimo uahsuhau

Beijos,Bia
achochique.blogspot.com

Fran Cavalcanti disse...

Olá Bia, a expo relamente foi maravilhosa, qndo tiver oportunidade vai sim, ela está rodando o país, que sabe não vai parar ai pertinho de vc!!
Bjuss!!

As Sister's (Simone e Amanda) disse...

Fran, vc sabe como sou fã desse cara e com certeza das expôs que vimos essa foi minha predileta! pena que foi super rápida, mas, aprendi um pouco mais com seu post ó-te-mo!!!

Bjs

Fran Cavalcanti disse...

Ahã, como eu sei rs!!! Foi ótima msm!
Pena q faltou mais tempo, passaria tranquilamente uma manhã inteira por lá! rs...
Thank's Si!!
Bjão!!
Até mais tarde! :)

Alice Luz disse...

Fran amei o post!!! vou pegar um desses livros pra ler, pq realmente o velho chico tem historia pra contar...
Beijao

Fran Cavalcanti disse...

Vale a pena Alice, e fica esperta pra qndo a mostra chegar ai no Rio.
Bjs flor!!!!

Unknown disse...

Uau, essa exposição deve ser o máximo!