segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Encantador Cirque du Soleil

Há alguns dias atrás nós comemoramos o dia do circo, (27 de março) o que me fez relembrar o belíssimo espetáculo que assisti, em outubro do ano passado: Varekai do Cirque du Soleil, então aproveitando a oportunidade, fiz este post  para falar um pouquinho do incrível figurino e é claro da magia do espetáculo!

Intitulado de Varekai, que significa “Em qualquer lugar” na língua dos ciganos, o espetáculo trata de uma homenagem ao espírito nômade a alma e a tradição circense.
A história aborda a chegada de um jovem que cai do céu no meio de uma floresta encantada, habitado por criaturas de mil metamorfoses, lançando-se em uma grande aventura, neste local, “em qualquer lugar”, onde tudo é possível. Tudo é incrível, os personagem interam-se a todo tempo com o publico e a cada minuto o espectador é envolvido pela situação, levando seus pensamentos e imaginação para uma outra dimensão. A sensação é quase que inesplicavel, apenas o que é fácil de afirmar é que tudo é muito mágico e envolvente, o cenário, os figurinos, personagens, a música, os movimentos e a história.
E por falar em  figurino, eles são esplendidos! Elaborado pela figurinista Eiko Ishioka, - famosa pelo Oscar de melhor figurino no Filme O Drácula, dirigido por Francis Ford Coppola, as peças tornam-se extensão dos personagens e complementa seus movimentos e ações.

Em seu primeiro trabalho de figurino circense, o espetáculo Varekai, Eiko afirma que o maior desafio foi aliar sua originalidade com a lycra – material têxtil fundamental para o contexto, pois permite total flexibilidade para os artistas, para que consigam realizar os números com ótimo desempenho. Além de soluções técnicas para que garantissem a segurança e conforto para os artistas.

Mas nem por isso o trabalho de Eiko deixou-se limitar-se,  riquíssimo em vários aspectos, (cores, formas, volumes, texturas) os figurinos  demonstram imponência, exuberância e graciosidade dos personagens e seus movimentos.
O espetáculo conta com mais de 130 figurinos, e mais de 600 peças de acessórios. E além da preocupação com a Lycra, para proporcionar liberdade de movimentos, Eiko também utilizou: titânio flexível, esponja de Nylon e alguns tipos resistentes ao fogo, tudo para contribuir para segurança dos artistas, para que possam executar as acrobacias com segurança e perfeição.





E atenção pessoal: Varekai ainda esta no Brasil, quem tiver oportunidade vale muito a pena assistir, confiram maiores informações: http://www.varekai.com.br/

Nenhum comentário: